Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18646
Título: Arrecadação tributária brasileira: um estudo sobre seu impacto na capacidade contributiva do cidadão brasileiro
Autor(es): Farias, Andressa Mendonça de
Palavras-chave: Arrecadação tributária
Capacidade contribuitiva
Tributação
Educação fiscal
Carga tributária
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Embora o Brasil esteja entre as dez economias mais ricas, possui uma das maiores concentrações de renda, sendo considerado um dos países mais desiguais do mundo. Devido a isso, muito se tem discutido acerca do peso da carga tributária sobre os consumidores brasileiros e da importância de reformas no sistema tributário objetivando o crescimento econômico e a redução da desigualdade social no país. Entretanto, o problema central do sistema tributário do Brasil não é apenas o peso da carga tributária, mas também a origem da maior arrecadação tributária no país. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a maior parcela da arrecadação tributária por base de incidência que impacta na capacidade contributiva do cidadão brasileiro. Esse estudo se desenvolveu através da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa explicativa. O estudo também se utiliza do método comparativo para obtenção dos resultados. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que a maior parcela da arrecadação tributária no Brasil é proveniente do consumo de bens e serviços dos cidadãos. Portanto, verifica-se que o atual modelo de tributação ainda predominante no Brasil não leva em consideração a capacidade contributiva do cidadão para efeitos tributários, sendo responsável, desta forma, pela maior parte do ônus atribuído às camadas de menor renda da população.
Descrição: FARIAS, A. M. de. Arrecadação tributária brasileira: um estudo sobre seu impacto na capacidade contributiva do cidadão brasileiro. 2018. 26f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18646
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Mendonça de Farias.pdf7.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.