Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18647
Título: Dimensionamento de alvenaria estrutural com blocos de concreto submetidos a carregamentos verticais
Autor(es): Macena, Wagner Lima de
Palavras-chave: Análise de Estruturas
Alvenaria de Estruturas
Carga
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que requer, para um melhor desempenho do sistema, projetos arquitetônicos concebidos para aplicação dessa alternativa de construção. Diferente do sistema convencional utilizando concreto armado no qual os elementos resistentes são os pilares e vigas, na alvenaria estrutural, as paredes são os elementos responsáveis por receber, absorver e transmitir as cargas atuantes na edificação. O presente trabalho tem como objetivos apresentar o sistema construtivo através de definições, materiais, processo de execução, métodos de dimensionamento e uma aplicação de cálculo de uma edificação utilizando três métodos de distribuição de cargas verticais: paredes isoladas, grupo de paredes sem interação e grupo de paredes com interação. Através de uma pesquisa exploratória foi encontrado dados quantitativos, referente às resistências dos blocos a serem utilizados, no comparativo entre o método de paredes isoladas e grupo de paredes sem interação apresentou uma redução de 36% da resistência dos blocos mais solicitados, já entre o grupo de paredes sem interação e o com interação (adotados para valores de taxa de interação de 15%, 30% e 50%), o último com taxa de 50% apresentou ainda uma redução de 22% de resistência. Assim sendo, o método de grupos de paredes com interação apresentou uma maior redistribuição de cargas e economia na obra.
Descrição: MACENA, Wagner Lima de. Dimensionamento de alvenaria estrutural com blocos de concreto submetidos a carregamentos verticais. 2017. 63f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18647
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wagner Lima de Macena.pdf9.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.