Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18653
Título: Melhoramento de solos colapsíveis para suporte de fundações superficiais: análise de um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, José Ailton da Costa
Palavras-chave: Solos Colapsíveis
Compactação
Fundações rasas
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Os solos colapsíveis possuem elevado índice de vazios e sofrem um rearranjo das partículas devido ao aumento do grau de saturação, seguido de uma rápida redução volumétrica. O emprego de fundações superficiais assentes em solos colapsíveis é limitado, pois o efeito do colapso é mais acentuado nos horizontes superficiais do terreno e, por sua vez, compromete a utilização das obras de engenharia. Este trabalho apresenta e avalia as principais técnicas de melhoramento de solos potencialmente colapsíveis para suporte de fundações diretas, em razão da redução do potencial de colapso do solo e dos possíveis recalques provenientes da sobrecarga da edificação e baseou-se nos resultados experimentais apresentados por Melo e Bandeira (2014) utilizados para reforçar o solo de fundação do Cariri Garden Shopping, Juazeiro do Norte – CE, através da compactação das camadas subjacentes. O processo de compactação do solo promove a densificação do maciço ao seu entorno e, consequentemente, reduz a compressibilidade da massa de solo tratado. Através de correlações entre o índice de resistência à penetração NSPT, características mecânicas do solo e geometria do elemento de fundação foi verificado o aumento da capacidade de carga e consequente redução do potencial de colapso. Salienta-se que a utilização de fundação rasa sobre o solo colapsível em condições naturais não é viável, devido à sua baixa capacidade de carga inicial, sendo preferível o uso de estacas escavadas. Para tanto, constatou-se mediante ensaios edométricos em amostras indeformadas e deformadas o aumento de resistência do solo compactado que tornou possível o uso de fundações rasas sobre solos tratados exequível, em face da redução dos possíveis recalques por adensamento e colapso à valores de limites aceitáveis.
Descrição: FERREIRA, José Ailton da Costa. Melhoramento de solos colapsíveis para suporte de fundações superficiais: análise de um estudo de caso. 2017. 68f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18653
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Ailton da Costa Ferreira.pdf16.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.