Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18656
Título: Avaliação do impacto ambiental da disposição irregular de resíduos da construção civil na cidade de Patos – PB
Autor(es): Lima Segundo, José de Macêdo
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Impacto Ambiental
Planejamento Urbano
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social do país. Porém, comporta-se ainda, como uma grande geradora de impactos ambientais devido ao grande consumo de matéria-prima, modificação da paisagem e a geração de resíduos. O presente estudo teve por finalidade avaliar os impactos ambientais da disposição irregular de Resíduos da Construção Civil (RCC) em áreas do município de Patos – PB, em que essa prática é comum. Os dados necessários para a realização do estudo foram obtidos através de embasamento teórico, de visitas exploratórias, com observações direta e do georreferenciamento das áreas de disposição ambientalmente inadequada de RCC. Dessa forma, com os dados obtidos, foi possível classificar os impactos ambientais dos pontos de RCC identificados, assim como avaliar a atividade mais impactante, e posteriormente propor ações de minimização dos impactos. Sendo assim, foi verificado que os pontos de RCC proporcionam uma grande geração de impactos ambientais, e que a atividade mais impactante na área estudada é a disposição irregular de RCC, e uma medida mitigadora, seria a implantação de um Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil, adequando a atual situação do município, com os padrões estabelecidos por resoluções e leis.
Descrição: LIMA SEGUNDO, José de Macêdo. Avaliação do impacto ambiental da disposição irregular de resíduos da construção civil na cidade de Patos – PB. 2017. 67f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18656
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José de Macêdo lima Segundo.pdf15.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.