Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18660
Título: A conjuntura política atual e seus impactos na assistência social
Autor(es): Silva, Maria Givanilda da
Palavras-chave: Política social
Direitos sociais
Assistência social
Golpe institucional
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a conjuntura política atual e seus impactos na Política de Assistência Social. Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se apreender a importância da Política de Assistência Social para a comunidade assistida e como esta vem a ser impactada com as medidas implantadas após o Golpe de 2016. Buscou-se, no estudo, considerar sua historicidade, contradições e articulações com os aspectos econômicos, políticos, ideológicos, sociais e culturais da sociedade. Inicialmente , historicizou–se a Política de Assistência Social no Brasil, pontuando seus avanços a partir da Constituição Federal de 1988, registrou–se ainda a valorização da Assistência Social como uma política pública e sua centralidade no sistema brasileiro de proteção social nos Governos Lula e Dilma (2003 a 2016), bem como o retrocesso apresentado a partir do Golpe de 2016 com a política neoliberal do Governo Temer. A partir desse estudo, verificou-se que a política vigente no país, sob o viés neoliberal, vem provocando um retrocesso e o desmonte do sistema de proteção social brasileiro.
Descrição: SILVA, M. G. da. A conjuntura política atual e seus impactos na assistência social. 2018. 60f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18660
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Givanilda da Silva.pdf20.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.