Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18663
Título: Análise quantitativa do padrão dos agregados minerais utilizados na produção de concretos e argamassas na região de Araruna-PB
Autor(es): Medeiros, Petróvisk Tenório
Palavras-chave: Concreto e argamassa
Qualidade
Agregados.
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho trata de uma investigação acerca da qualidade dos agregados graúdos e miúdos utilizados para a fabricação de concreto de cimento Portland e argamassa, haja vista a importância de se atestar a qualidade dos agregados que compõem os concretos e as argamassas. A análise aqui apresentada teve por objetivo verificar o padrão destes agregados que são comercializados na região de Araruna- PB, fazendo-se uso de análises laboratoriais em conformidade com as normas brasileiras em vigor. Os resultados obtidos para as amostras dos agregados graúdos foram que das três amostras coletadas uma delas não apresentou diâmetro máximo característico de brita 19, como solicitado aos comerciantes, além de fugir a alguns limites granulométricos estabelecidos em norma. Para o agregado miúdo foram solicitadas três amostras de areia grossa e constatou-se de acordo com o módulo de finura que duas delas são areias médias e uma areia fina. Foi verificado ainda, para as areias, os teores de torrões de argila, para os quais todas as três amostras estavam dentro dos limites exigidos em norma. Desta forma, não se recomenda o uso da amostra 03 da areia para a fabricação de concretos convencionais, visto que a recomendação é que se use areias grossas e médias. Já para o uso em argamassas podem ser usadas em emboços, no caso das areias médias, e para reboco, no caso das areias finas. A contribuição deste trabalho se caracteriza de extrema importância, no que visa diagnosticar a comercialização dos materiais que se encontram fora dos padrões para serem utilizados pelos consumidores, evitando-se assim o surgimento de manifestações patológicas nas edificações oriundos da falta de qualidade dos agregados, para os fins a que se destinam. Palavras-Chave: Concreto e argamassa. Qualidade. Agregados.
Descrição: MEDEIROS, Petróvisk Tenório. Análise quantitativa do padrão dos agregados minerais utilizados na produção de concretos e argamassas na região de Araruna-PB. 2017. 52f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18663
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Petróvisk Tenório Medeiros.pdf8.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.