Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18664
Título: Estudo do sistema de trânsito no município de João Pessoa
Autor(es): Almeida, Thiago Venceslau Silva
Palavras-chave: Engenharia de Tráfego
Gerenciamento
Planejamento
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Os centros urbanos crescem a cada ano, não só em número de pessoas como também em frota de veículos, criando problemas de gerenciamento do tráfego viário, fazendo com que a administração municipal tome providências e realize mudanças, para que se tenha boa infraestrutura e outras melhorias. Para isso, é necessário um planejamento constante e otimizado. Foi observado que a Avenida Senador Ruy Carneiro de João Pessoa – PB apresenta alguns problemas para os condutores circularem normalmente com seus veículos. O objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico do sistema de trânsito desta avenida e um conjunto de ações que pretenda organizar e simplificar o trânsito de veículos e de pedestres, para disponibilizar deslocamentos seguros, rápidos e sem muitos transtornos. Foi realizado um levantamento do volume de tráfego, através de contadores manuais e gravações de vídeo, para ser possível identificar os horários de maiores fluxos nos dois sentidos da avenida, como também, se eram a causa de possíveis transtornos no trânsito, como congestionamento. Na elaboração do diagnóstico, são apresentados os principais problemas encontrados, a divulgação dos dados adquiridos durante a pesquisa em campo e os resultados obtidos para cada sentido da avenida estudada, levando as correções do conjunto de ações propostos. Desta forma é observado um fluxo significativamente alto de veículos e nenhum planejamento a longo prazo do trânsito, assim é recomendado o controle do volume e que a via em questão seja monitorada constantemente, evitando assim o surgimento de novos problemas.
Descrição: ALMEIDA, Thiago Venceslau Silva. Estudo do sistema de trânsito no município de João Pessoa. 2017. 61f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18664
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Thiago Venceslau Silva Almeida.pdf13.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.