Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18667
Título: Análise da carga de trabalho de fundações superficiais através de métodos semi-empíricos, comparados com o resultado de prova de carga sobre placa
Autor(es): Sousa, Alanne Ferreira de
Palavras-chave: Fundações
Análise Estrutural
Engenharia Civil
Data do documento: 28-Jun-2018
Resumo: Para o dimensionamento de fundações diretasé necessário que o profissional determine de forma clara e objetivaa capacidade de carga, em se tratando do solo, e a estimativa dos recalques que a estrutura estará sujeita, tomando como base suas propriedades mecânicas obtidas em investigações de campo e/ou laboratório. Uma das formas de se tomar essa decisão está baseada nas informações provenientes do ensaio de carregamento direto sobre placa e a sondagem de simples reconhecimento SPT pois, através do primeiro, se reproduz em escala reduzida o comportamento real da futura fundação. Já com relação ao outros é possível chegar a resultados de capacidade de carga utilizando métodos semi-empíricos, podendoassim, os dois, servir como ferramenta de auxílio na tomada de decisão para o dimensionamento de fundações superficiais, contribuindo para o desenvolvimento mais eficaz das obras de fundação. O presente trabalho trata de uma análise comparativa entre as tensões admissíveis obtidas através de métodos semi-empíricos e o resultado de uma prova de carga. A pesquisa dividiu-se basicamente em duas grandes etapas. Uma que compreendeu a análise dos resultados obtidosatravés do ensaio de placa por meio do método de extrapolação de Van der Veen (1953), bem como a obtenção de valores de tensão admissível por meio de métodos semi-empíricosque relacionam o Nsptà capacidade de carga solo-estrutura. A outra etapa consistiu na análise comparativa entre os resultados obtidos,utilizando valores distintos de determinação de tensão de ruptura para dimensionamento de uma mesma fundação. O método de extrapolação de Van der Veen (1953)determinou uma tensão de ruptura de 1830 kN/m² e, consequentemente, uma tensão admissível de 915 kN/m². Dentre os métodos semi-empíricos, o que mais se aproximou da tensão admissíveldefinida pelo método de extrapolação de Van der Veen foi o de Teixeira e Godoy (1998)com diferenças de 50,82%, 26,77% e 27,14%, com relação as sapatas de 1,45, 2,35 e 3,55, respectivamente. Já o Método de Mello (1975)apresentou, para as sapatas de 1,55, 2,80 e 4,20 diferenças de 59,09%, 47,67% e 47,83%, nessa ordem, sendo no geralo critério de Boston o que mais se assemelhou ao resultado da tensão admissível proveniente da prova de carga com uma diferença de 10,38%.
Descrição: SOUSA, Alanne Ferreira de. Análise da carga de trabalho de fundações superficiais através de métodos semi-empíricos, comparados com o resultado de prova de carga sobre placa. 2018. 65f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18667
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Alanne Ferreira de Sousa.pdf11.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.