Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18672
Título: Análise dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico em dois estabelecimentos comerciais do seridó paraibano
Autor(es): Nóbrega, Júlia Andréia da
Palavras-chave: CBMPB
Sinistro
NR-23
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: As edificações devem, sempre, estar em acordo com as normas que versam sobre proteção e combate a incêndio, haja vista que estes podem causar perdas materiais, econômicas, culturais, chegando, em muitos casos, a tirar vidas. O risco de incêndio está presente em diversos locais, tais como indústrias, comércios, residências, dentre outros. O presente trabalho iniciou com a necessidade de avaliar a segurança dos elementos dos estabelecimentos comerciais no que se refere a questões contra incêndio e pânico. Assim, foram analisados dois estabelecimentos do setor de comércio varejista, situados na região do Seridó Ocidental paraibano, onde foram verificados o cumprimento/adequação às normas técnicas de proteção e combate a incêndio. Apresentando a importância do projeto de combate a incêndio, classificando os estabelecimentos quanto ao grau de risco e mostrando a situação atual por registros fotográficos. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em documentos legais, registros fotográficos, visitas técnicas e aplicação de check-list. Os dados coletados foram comparados com as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB) no que tange à proteção contra incêndio e pânico. Os estabelecimentos comerciais analisados encontram-se parcialmente em desacordo com as normas analisadas. O check-list, feito in loco, mostrou que o hipermercado A, com área maior que 750 m2 , encontrava-se em desacordo devido ao mau posicionamento dos extintores, não apresentava rota de fuga, nem sprinkler e com as saídas de emergência sem sinalização; por outro lado, apresentava os equipamentos de segurança, no caso os extintores de incêndio, e possuía uma pessoa preparada para usá-los em caso de sinistro, estes equipamentos encontravam-se em bons estados de conservação; já o supermercado B, com área menor que 750 m2 , encontrava-se sem nenhum equipamento de segurança, com falta de sinalização para a rota de fuga e também nas saídas de emergência, necessitando de uma iluminação de emergência. Com relação à parte elétrica, este supermercado passou por uma manutenção recente, reduzindo o risco de incêndio que pudesse ser causado por este fator. A análise dos dados obtidos comprovou que o sistema de combate a incêndio e pânico dos estabelecimentos não estão conforme com as normas do CBMPB e que é necessário a realização de um projeto de proteção e combate a incêndio para cada estabelecimento. Dessa forma, os donos deveriam ter a consciência de proporcionar um estabelecimento seguro com relação ao risco de incêndio e pânico para que as pessoas se sintam protegidas e o ambiente esteja preparado para o caso de um sinistro. E o CBMPB deve promover uma fiscalização mais contínua nas cidades do interior, pois estes estabelecimentos encontramse ausentes de uma segurança adequada devido à falta desta fiscalização.
Descrição: NOBREGA, Júlia Andréia da. Análise dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico em dois estabelecimentos comerciais do seridó paraibano. 2018. 64f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18672
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Júlia Andréia da Nóbrega.pdf18.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.