Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18674
Título: Consumo colaborativo: o comportamento dos consumidores de coworking na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Costa, Diogo da Silva
Palavras-chave: Consumo colaborativo
Comportamento do consumidor
Coworking
Data do documento: 21-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Consumo colaborativo ou economia compartilhada são tendências relativamente recentes e se mostram como um caminho sem volta em todo o mundo. O modelo de consumo ao qual acostumou-se – baseado na posse, hoje se revela insustentável. Aumenta-se em todos os mercados do mundo, o movimento de pessoas se dando conta de que a possibilidade de trocar a posse pelo acesso é uma ótima alternativa. A palavra de ordem agora é acesso – depara-se cada vez mais com modelos de negócios movidos por essa ideia. Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o comportamento do consumidor que utiliza Coworking na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa ficou caracterizada como sendo do tipo descritiva e exploratória e sua natureza quantitativa e qualitativa. A escolha do objeto de estudo aconteceu através de estudo por amostragem, sendo do tipo não probabilística. A coleta de dados, aconteceu por meio de aplicação de questionários, sendo divididos em perfil do consumidor e comportamento do consumidor. Segundo os resultados obtidos, constatou-se que a principal motivação do consumidor local para utilização do Coworking foi a redução de custos e aspectos ligados à sua estrutura física – diferindo assim da ideia na qual o negócio foi criado. Dessa forma, percebeu-se que a ideia do Coworking como um espaço de compartilhamento e colaboração, ainda não está difundida nas opiniões dos consumidores locais. Necessitando-se de pesquisas futuras que venham preencher essa lacuna existente e acompanhar a evolução desses modelos de negócio na cidade, assim como, ações mercadológicas em conjunto – por partes dos proprietários, a fim de, beneficiar e robustecer a rede do compartilhamento de espaços compartilhados na cidade.
Descrição: COSTA, D. da S. Consumo colaborativo: o comportamento dos consumidores de coworking na cidade de Campina Grande - PB. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18674
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo da Silva Costa.pdf8.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.