Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18677
Título: Desenvolvimento de um sistema de potabilização de água utilizando moringa oleifera
Autor(es): Almeida, Maick Sousa
Palavras-chave: Tratamento de Água
Engenharia Sanitária e Ambiental
Moringa
Data do documento: 26-Fev-2018
Resumo: O aproveitamento, da água da chuva e de águas subterrâneas, caracteriza-se por ser uma solução eficiente e barata para produzir a água potável. Deste modo, para o tratamento dessas águas é recomendado à realização de processos como a filtração utilizando areia ou carvão ativado. Após passar por um processo de filtração, a água deverá passar por uma etapa de desinfecção, podendo ser realizada através da fervura, da cloração ou por radiação solar. O objetivo da construção do sistema foi tratar a água da chuva e água de poço utilizando materiais de baixo custo em um dispositivo que pode ser adaptado nas residências. O protótipo desenvolvido é composto por um filtro lento contendo camadas de areia e brita e um canal de desinfecção por radiação solar. A partir desse acoplamento, foi possível desenvolver também um sistema de potabilização de água completo com inserção de uma unidade de decantação contendo sementes de moringa oleífera, afim de reduzir a turbidez de água da chuva captada em calhas e de água proveniente de poços. O processo de inserção da moringa no sistema filtro lento para a investigação experimental foi executado no laboratório de química do Campus VIII da universidade Estadual da Paraíba localizado no município Araruna – PB. O processo de sedimentação foi analisado misturando extratos de 1 a 5 sementes de moringa oleífera para cada 1 litro de água proveniente de cisterna, sendo produzidas amostras de água dissolvidas com argila e amostras da mesma água contaminada com esgoto doméstico na proporção de 250 ml esgoto para 10 litros de água. A eficiência de cada unidade do sistema de potabilização foi verificada através de analises físico-químicas e microbiológicas. Foi observado no tratamento da água de chuva uma redução na turbidez de 97,43%, enquanto que na água de poço se observou a ausência de Escherichia Coli, após o processo de desinfecção. A integração da unidade de decantação contendo sementes de moringa, ao protótipo filtro lento e o canal de desinfecção pode constituir-se de, uma tecnologia acessível que poderá contribuir para o aproveitamento da água em áreas de escassez.
Descrição: ALMEIDA, Maick Sousa. Desenvolvimento de um sistema de potabilização de água utilizando moringa oleífera. 2018. 43f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18677
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maick Sousa Almeida.pdf10.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.