Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18679
Título: Comparativo do custo e da produtividade entre argamassa do tipo massa única e pasta de gesso no serviço de revestimento interno de paredes: um estudo de caso numa obra na cidade de Cabedelo/PB
Autor(es): Oliveira, Mariana de Lucena
Palavras-chave: Revestimentos de Paredes
Planejamentos de Obras
Produtividades
Custos
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O revestimento de paredes é uma das etapas mais importantes em uma obra, aspectos relevantes como custo direto e indireto de sua execução, estética e conforto dos usuários estão diretamente relacionados a etapa de acabamento de um empreendimento. Para conhecer, então, os custos envolvidos, bem como, os processos construtivos compreendidos, é pertinente se ter um bom planejamento físico-financeiro de uma obra, viabilizando um produto com qualidade e recursos otimizados. Assim, em vista do elevado custo referente a etapa de revestimento, o objetivo deste trabalho, neste sentido, é realizar um estudo comparativo da produtividade e custos de material e mão de obra, entre os sistemas de revestimento interno de paredes com pasta de gesso e argamassa do tipo massa única, na obra In Mare Areia Dourada, localizada na cidade de Cabedelo na Paraíba. O trabalho foi desenvolvido inicialmente a partir de uma revisão na literatura técnica dos processos construtivos, como também sobre produtividade e composição de custos. O levantamento dos dados foi realizado pelo acompanhamento em obra dos serviços de revestimento durante o estágio curricular, analisando a produtividade das equipes e os custos envolvidos na execução. Baseado nestes levantamentos, foram obtidos os custos de material e mão de obra, e a produtividade de execução, avaliando a partir dos aspectos analisados que o sistema de revestimento com pasta de gesso apresenta 17,4% de custo inferior a argamassa do tipo massa única e 42,8% a mais de produtividade diária.
Descrição: OLIVEIRA, Mariana de Lucena. Comparativo do custo e da produtividade entre argamassa do tipo massa única e pasta de gesso no serviço de revestimento interno de paredes: um estudo de caso numa obra na cidade de Cabedelo/PB. 2018. 45f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18679
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mariana de Lucena Oliveira.pdf8.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.