Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18681
Título: Análise da arquitetura da informação do website do curso Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Magalhães, Rainner de França
Palavras-chave: Arquitetura da informação
Website
Arquivologia
Data do documento: 15-Fev-2019
Resumo: O mundo informatizado que sucedeu através da criação da Internet possibilitou aos usuários acessar e disseminar informações em tempo real, tornando a informação um recurso fundamental para as relações da sociedade moderna. É essencial estabelecer formas de organizá-la, localizá-la e disseminá-la para que os usuários possam ter maneiras de encontrá-las nesse intenso fluxo de informações disponíveis na Internet. A Arquitetura da Informação (AI) surgiu como um processo capaz de auxiliar na organização da informação, na aplicação de métodos eficientes de tornar a informação mais clara e facilitar o seu acesso. O presente trabalho tem como finalidade analisar o emprego da AI no website do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Para isso, foram analisados os sistemas de organização, navegação, rotulação e busca que formam à Arquitetura da Informação. Compreende um estudo exploratório por meio de levantamento bibliográfico, juntamente a uma abordagem quali-quantitativa. Fundamenta-se nas bases bibliográficas da Arquitetura da Informação (Agner, 2009; Morville e Rosenfeld, 2006; Reis, 2007; Toub, 2000). O estudo indica alguns problemas nos rótulos utilizados e no sistema de navegação, além de sugestões para o sistema de organização. Conclui-se que, em diversos aspectos, a AI está adequadamente empregada no website, mas que alterações são necessárias no sistema de organização e rotulação. Além da inclusão de esquemas de navegação suplementar e do sistema de busca.
Descrição: MAGALHÃES, R. de F. Análise da arquitetura da informação do website do curso Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18681
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rainner de França Magalhães.pdfRainner de França Magalhães6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.