Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18690
Título: Laminados cerâmicos: alternativa estética para tratamentos reabilitadores em dentes anteriores
Autor(es): Andrade, Allany de Oliveira
Palavras-chave: Laminados Estéticos
Laminados Cerâmicos
Lentes de Contato Dental
Data do documento: 12-Mar-2018
Resumo: A odontologia restauradora deve ser praticada da forma mais conservadora possível. Os laminados cerâmicos, usualmente conhecidos como lentes de contato, são considerados uma boa opção para os procedimentos estéticos, pois o seu preparo é limitado ao esmalte, o que os tornam uma abordagem conservadora. Sua indicação está embasada cientificamente por estudos que demostram sua excelente integração ao substrato dentário e elevado potencial estético. A sua longevidade também é favorável, com taxa de sobrevida de até 93%, a maioria dos relatos de insucessos deve-se a seleção inadequada dos casos, ou seja, indicação incorreta da técnica ou erros de protocolos no passo a passo do procedimento. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre os laminados cerâmicos enfatizando as suas propriedades, indicações, contraindicações e protocolo clínico. Este estudo caracterizou-se por uma busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicos: PubMED/Medline, Lilacs e Science Direct, limitando-se a busca ao período de 2011 a 2017. Foram consultados 4.169 artigos e 56 foram selecionados após uma criteriosa filtragem. Assim, pode-se concluir que os laminados cerâmicos podem ser uma alternativa conservadora para restabelecer a forma e a cor dos dentes anteriores. Visto que estas possuem propriedades físicas, mecânicas e estéticas propícias para reabilitações indiretas. Os casos devem ser cuidadosamente selecionados, documentados e planejados. Pois, o sucesso clínico deste tratamento depende da interação perfeita entre o paciente, Cirurgião-dentista e técnico de prótese dentária.
Descrição: ANDRADE, Allany de Oliveira. Laminados cerâmicos: alternativa estética para tratamentos reabilitadores em dentes anteriores. 2018. 76 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18690
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Allany de oliveira Andrade.pdf14.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.