Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18715
Título: Os espaços não formais no ensino de física: a produção nos programas de pós-graduação
Autor(es): Silva, Djaelson do Nascimento
Palavras-chave: Educação Não Formal
Espaço Não Formal
Ensino de Física
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um estudo, que mapeou a produção acadêmica em Ensino/Espaço Não Formal, especificamente no contexto do Ensino da Física, produzidos pelos Programas de Pós-Graduação Brasileiros e no banco de dados da CAPES. Essas experiências de ensino vêm sendo utilizadas atualmente por pesquisadores e professores de diversas áreas do conhecimento. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a contribuição dos Programas de Pós-Graduação no período de cinco anos (2012-2017) em Ensino/Espaço Não Formal no Ensino de Física, no que diz respeito às pesquisas sobre essas modalidades de Ensino e esses espaços utilizados. Para isso, a presente pesquisa converge dois procedimentos metodológicos distintos. O primeiro diz respeito à pesquisa bibliográfica, por meio de palavras chave, visando localizar os trabalhos publicados. O segundo procedimento diz respeito à leitura e à análise dos trabalhos identificados, com intuito de mapear as atividades, filosofia, princípios, teorias utilizadas, eventos movimentados para capturar os dados e as asserções de conhecimentos. Nesta etapa, utilizamos uma tabela baseada nas informações do Diagrama Vê de Gowin entendido como desempacotador de dados de pesquisa. Os resultados demonstram um entendimento geral da importância do Ensino/Espaço para auxiliar no Ensino Formal Física, especialmente em relação ao potencial integrador e motivação dos estudantes.
Descrição: SILVA, Djaelson do Nascimento. Os espaços não formais no ensino de física: a produção nos programas de pós-graduação. 2018. 40p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18715
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Djaelson do Nascimento Silva.pdf12.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.