Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18732
Título: As múltiplas faces femininas no mundo do trabalho da feira central de Campina Grande - PB
Autor(es): Lima, Tibério Max de Sousa
Palavras-chave: Patrimônio cultural
História local
Mulheres empreendedoras
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Muito se tem falado acerca do lugar da mulher na sociedade, em razão do grande avanço de conquistas que vão sendo empreendidas por meio da luta feminina, seja no âmbito familiar, com a ressignificação da noção de deveres domésticos, de mantenedora, entre outros, seja no meio trabalhista, com a ainda corrente luta por equidade de direitos, tanto salariais quanto de respeito à ética profissional. Destarte, o presente trabalho problematiza a questão da construção imagética feminina e seus ofícios na teia composta por relações de poder em meio ao espaço da Feira Central de Campina Grande – PB, assim também, como se dá o desvelamento do discurso feminino em meio ao comércio e a influência deste discurso na formulação das culturas populares, a saber, de massas provenientes deste meio. Em “As múltiplas fases femininas no mundo do trabalho da Feira Central de Campina Grande – PB” as culturas são abordadas como comuns entre os indivíduos, e, apesar de carregarem representatividades diversas, são, em suma, um meio comum a homens e mulheres quando inseridos em uma malha específica de convívio, como é evocado na obra de Aquino, a ideia de formas globais de vida e de formas globais de luta, como noções propostas de um indivíduo sobre o outro, de forma a homogeneizar as mulheres para defini-las enquanto o “outro”, o corpo indesejado (ARAÚJO, 2006). Esse sentido é substituído pela noção, elaborada por Thompson, de que a relação entre os indivíduos é construída na percepção de classes pelo seu teor histórico, de semelhanças e distanciamentos (THOMPSON, 1987). O núcleo deste trabalho gira em torno da fonte oral, quando, da utilização de entrevistas proporcionadas por mulheres, partícipes do meio comercial da Feira Central, é realizado um estudo do discurso dessas mulheres, de como elas se percebem no contexto do espaço supracitado e de como sua representação feminina ativa se expressa, e, impregna significados diversos no meio familiar e social. Por meio deste estudo, é possível conhecer as formas como as mulheres comerciantes da Feira Central reconstroem cotidianamente suas imagens ante o pragmatismo inferido sobre elas e sua capacidade produtiva.
Descrição: LIMA, T. M. de S. As múltiplas faces femininas no mundo do trabalho da feira central de Campina Grande - PB. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18732
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tibério Max de Sousa Lima.pdf639.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.