Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18737
Título: A geografia da saúde no município de Massaranduba-PB: análise da acessibilidade para o atendimento no programa Saúde da Família
Autor(es): Silva, José Rildo Freire e
Palavras-chave: Agente comunitário de saúde
Zona rural
Unidade básica da família
Acessibilidade
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como a acessibilidade influencia na atuação do programa de saúde básica da família na zona rural do município de Massaranduba, no estado da Paraíba, na perspectiva dos usuários. Nessa direção, buscamos desdobrar essa problemática nos seguintes objetivos específicos: Espacializar a atuação das Unidades Básicas de Saúde-UBS e dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS; Apontar quais as principais barreiras geográficas relacionadas ao acesso dos usuários e; Apontar as dificuldades enfrentadas pelos usuários em relação ao atendimento nas unidades. Foram coletadas informações sociais e demográficas dos usuários da Unidade Básica da Saúde localizada no Sítio Gravatá no referido município e a avaliação dos entrevistados acerca da acessibilidade aos serviços oferecidos e a atuação do Agente Comunitário de Saúde. Os dados foram colhidos por meio de um questionário aplicado com 50 usuários da UBS. Conclui-se que a implantação da UBS no município atendeu ao modelo de territorialização adotado pelo Ministério da Saúde e, que embora 61% dos entrevistados se declarem satisfeitos com o atendimento e o acompanhamento do agente comunitário, há restrições na acessibilidade geográfica com usuários levando até 60 minutos no deslocamento até a UBS (39%). Os dados coletados indicam que a distância entre a residência é considerada por 50% dos entrevistados como a maior dificuldade e por isso 43% só procura a unidade às vezes. Entretanto, a visita domiciliar, as orientações claras do agente foram apontadas como satisfatória para 43% da amostra.
Descrição: SILVA, J. R. F. e. A geografia da saúde no município de Massaranduba-PB: análise da acessibilidade para o atendimento no programa Saúde da Família. 2018. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18737
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Rildo Freire e Silva.pdf566.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.