Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18744
Título: A influência da ação social dos religiosos holandeses no processo de desenvolvimento de Arara-PB (Décadas de 1970 e 1980)
Autor(es): Nascimento, Michel Galdino do
Palavras-chave: Estudo das cidades
Arara-PB
História da Paraíba
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O estudo das cidades tem se tornado uma área da pesquisa historiográfica em constante ascensão nos últimos anos. As cidades são espaços em constante processo de transformação, tendo como elementos modificadores tanto seus próprios moradores em geral, assim como determinados personagens, que por meio de suas ações junto à população, ajudam nesse processo de transformação. Em Arara - PB foi esse o cenário que ocorreu a partir de 1968, e principalmente de forma mais incisiva nas décadas de 1970 e 1980, com a chegada na região dos cônegos regulares lateranenses Lambert de Groot e Leonard Vissers, religiosos holandeses que chegaram nessa região do agreste paraibano para realizar um trabalho humanitário semelhante ao que já haviam realizado anos antes em missão na África. Realizaram diversos trabalhos sociais em Arara – PB, como implantação de uma escola técnico-profissionalizante, de um ambulatório voltado a atender as necessidades de saúde da população, implantação de um cinema, construção de moradias populares e diversos outros trabalhos comunitários. Por meio da análise de documentos da Igreja, entrevistas, jornais, compilados de simpósios e biografia acadêmica, associados aos relatos de memória coletados através de depoimentos orais de membros que conviveram com Lambert e Leonard, se pretende aqui mostrar como o trabalho social realizado pelos religiosos holandeses na cidade de Arara – PB ajudaram a desenvolver a cidade não só em seu âmbito social pela melhoria de vida da população, mas também em sua estrutura, mostrando também que em uma cidade calcada na religiosidade, a memória popular tende a buscar ícones e símbolos de destaque, onde vem se encaixar exatamente as figuras de Lambert e Leonard.
Descrição: NASCIMENTO, M. G. do. A influência da ação social dos religiosos holandeses no processo de desenvolvimento de Arara-PB (Décadas de 1970 e 1980). 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18744
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michel Galdino do Nascimento.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.