Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18752
Título: A ola mexicana simulada no Modellus
Autor(es): Costa, José Eliton da Silva
Palavras-chave: Ola mexicana
Software Modellus
Movimento Harmônico Simples
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Este trabalho traz uma discussão acerca da utilização do software Modellus e de conceitos ondulatórios para simular o comportamento idealizado de uma ola mexicana. Uma onda consiste em uma perturbação que se propaga de um ponto a outro de um determinado meio ou até mesmo o vácuo em que é transportada energia e momento, sendo que tudo isso ocorre com uma velocidade definida. A ola se trata de um fenômeno que ocorre geralmente em jogos esportivos de futebol, por exemplo, quando a multidão levanta os braços e imediatamente senta-se. Neste momento é provocado um deslocamento de uma onda humana onde o trabalho realizado para erguer os braços se transmite com uma velocidade bem definida no meio formado pelos espectadores. Para a realização deste trabalho foram feitos estudos sobre o processo de modelagem através do programa Modellus. Também fizemos uma abordagem sobre as ondas e os conceitos de Movimento Harmônico Simples, destacando o efeito da ola, por fim estimamos alguns parâmetros relativos ao fenômeno, onde pudemos construir simulações para analisar o comportamento ondulatório da ola. Como resultado pode-se calcular características como velocidade, aceleração, frequência e período da ola mexicana. Com esse trabalho foi possível perceber grandes aplicabilidade do software para simular inúmeros fenômenos físicos.
Descrição: COSTA, J. E. S. A ola mexicana simulada no Modellus. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18752
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Eliton da Silva Costa.pdf9.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.