Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18757
Título: Reforma psiquiátrica no Brasil: uma abordagem histórica, política e social
Autor(es): Silva, Rivaildo Henriques Bento
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica
Transtornos mentais
Saúde mental
Atenção psicossocial
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O contexto que envolve a Reforma Psiquiátrica no Brasil possui sua importância dentro do conjunto histórico, social e político acerca da saúde mental. Assim, esta pesquisa se atenta a expor uma reflexão sobre a problemática acerca da Reforma Psiquiátrica. Partindo do conceito de psiquiatria, em seu sentido histórico mundial, analisamos os aspectos em torno da saúde mental, em especial, dos movimentos sociais que culminaram nas Reformas Psiquiátricas em diversas partes do mundo e desaguaram no processo de desinstitucionalização e luta antimanicomial. Se destaca a implementação da Lei nº 10.216/2001, Lei Paulo Delgado, que impulsiona o crescimento implementar da Reforma Psiquiátrica no país. Dentro dessa perspectiva, trazemos para debate os principais fatos que envolvem este processo, como a desinstitucionalização da saúde mental no país. Para tal, promovemos uma discussão em torno da Constituição Federal vigente e desafios dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos governos Lula, Dilma e Temer, como das propostas sinalizadas pelo governo eleito Jair Bolsonaro, com o intuito de compreender a situação atual da reforma e contrarreformas, e quais seus possíveis impactos na contemporaneidade.
Descrição: SILVA, R. H. B. Reforma psiquiátrica no Brasil: uma abordagem histórica, política e social. 2018. 29f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18757
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rivaildo Henriques Bento Silva.pdf6.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.