Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18759
Título: Os desafios ético-políticos colocados ao serviço social no enfrentamento do preconceito contra pessoas LGBTs
Autor(es): Barbosa, Vanessa Pereira
Palavras-chave: Serviço social
Preconceito de gênero
LGBTs
Estágio supervisionado
Data do documento: 18-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata da problemática do preconceito contra o segmento LGBT, cujo principal objetivo centra-se na sobre na análise da particularidade do preconceito contra o referido segmento evidenciando a experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas II), no bairro do Novo Cruzeiro, na cidade de Campina Grande- PB. As reflexões contidas neste registro são resultantes das observações e inquietações feitas durante o estágio supervisionado obrigatório, das discussões levantadas na disciplina de Ética e Serviço Social e das leituras de autores que discorrem sobre o Serviço Social, os complexos da moral, da ética, da vida cotidiana e do preconceito contra as pessoas LGBTs. Portanto, trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e documental. A aproximação teórica com a presente temática aponta a vida cotidiana, sobretudo, no modo de produção capitalista, como esfera propensa ao desenvolvimento de um comportamento (homofóbico) sustentado no preconceito no que se refere ao segmento LGBT. Nessa direção, os dados revelam como esse segmento vem sofrendo as mais variadas formas de violação dos direitos, do preconceito ao seu extermínio. As falas, os comentários dos socioeducandos durante a experiência de estágio, reiteram um modo de pensar baseado no senso comum e, por conseguinte, uma posição de preconceito em relação ao segmento LGBT. Levando em consideração que o assistente social dispõe de um projeto profissional que se posiciona contrário a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, sobretudo, na atual conjuntura, os dados e observações tecidos em campo de estágio, desafiam, ainda mais, o Serviço Social, os movimentos sociais na elaboração de estratégias para o enfrentamento do preconceito.
Descrição: BARBOSA, V. P. Os desafios ético-políticos colocados ao serviço social no enfrentamento do preconceito contra pessoas LGBTs. 2018. 42f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18759
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Pereira Barbosa.pdf13.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.