Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18767
Título: O papel das cooperativas de crédito como agentes de desenvolvimento local: estudo de caso Sicoob Paraíba
Autor(es): Barreto, Marcia Patricia Cavalcanti
Palavras-chave: Cooperativa de crédito
Desenvolvimento economico
SICOOB Paraíba
Capital social
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O sistema cooperativo de crédito no Brasil apesar de ainda apresentar uma participação pequena em relação ao Sistema Financeiro Nacional – SFN vem demonstrando um crescimento significativo frente a sua participação nos principais agregados financeiros. Além disso, esse segmento tem demonstrado nos últimos anos estar na contramão da crise, apresentando evolução dos números e expandindo suas áreas de atuação, enquanto isso, algumas instituições bancárias indicaram sinais de retração no mesmo período. O presente estudo traz um breve histórico do cooperativismo de crédito no Brasil, apresenta o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), e ainda na sequência o estudo de caso do SICOOB PARAÍBA. O objetivo principal do estudo foi analisar a importância da atuação das cooperativas de crédito para o desenvolvimento econômico da região onde atua e através do estudo de caso, apontar os principais indicadores de desempenho e seu reflexo no desenvolvimento econômico local. Concluiu-se como contribuição mais significativa da cooperativa, o crédito ofertado as iniciativas empresariais locais, que chegou a mais de R$ 187 milhões em junho de 2018, sendo utilizado para os mais diferentes fins como capital de giro para as empresas, ampliação de espaços físicos, aquisição de novos maquinários, o que por consequência reflete na economia local, gerando mais emprego e renda.
Descrição: BARRETO, M. P. C. O papel das cooperativas de crédito como agentes de desenvolvimento local: estudo de caso Sicoob Paraíba. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18767
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcia Patricia Cavalcanti Barreto.pdf6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.