Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18768
Título: Gestão de estoque: uma proposta logística para a funerária Santa Sophia
Autor(es): Silva, Ana Cristina Costa da
Palavras-chave: Logística
Gestão de estoque
Controle de estoque
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O aumento da competitividade em empresas locais ou globais, combinado com situações econômicas que exigem um padrão de preço competitivo, sufoca a margem de lucro e ter uma gestão de estoques eficiente é bastante relevante. Nesse contexto, é necessário que a empresa construa uma sintonia com a demanda do mercado, dando atenção aos clientes e reduzindo os custos para o fortalecimento da margem de lucro. Diante desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo apresentar a gestão de estoques da funerária Santa Sophia, propondo melhorias a partir de técnicas logísticas. Dessa forma, o trabalho foi fundamento teoricamente, tendo como base Garcia (2006), Caxito (2014), Pozo (2015), Martelli e Dandaro (2015), Dias (2015) entre outros. A metodologia foi construída através da pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, de natureza qualitativa, estudo de caso. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, adaptada de Freitas (2012), com o proprietário da Funerária Santa Sophia, a fim de se identificar a aplicação de técnicas logísticas e gestão de estoques e as dificuldades para utilizá-las, cujas variáveis pesquisadas foram: produtos existentes, demanda de produtos, planejamento de pedidos, fornecedores e supervisão dos estoques. Através dos resultados, contatou-se que há o desconhecimento das metodologias de gestão de estoque e logística, assim como a aplicação de técnicas empíricas, e dessa forma foram sugeridas melhorias. Conclui-se que as propostas de melhorias apresentadas deverão agregar soluções eficientes para que possam ser implantadas no gerenciamento de estoque da funerária Santa Sophia, desenvolvendo um planejamento adequado para que a gestão de estoque aconteça constantemente e de maneira integrada com a logística, acarretando em uma maior eficiência nesse processo.
Descrição: SILVA, A. C. C. da. Gestão de estoque: uma proposta logística para a funerária Santa Sophia. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18768
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Costa da Silva.pdf6.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.