Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18772
Título: Avaliação do software Aprender a resolver equações utilizando o método Quali-edu
Autor(es): Oliveira, Wyltamar Douglas de Sousa
Palavras-chave: Software Educacional
Usabilidade de Software
Quali-edu
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Os avanços tecnológicos atingem praticamente todas as atividades e favorece a rápida proliferação de informações por vários meios, principalmente pela internet. Dessa forma vários setores da sociedade utilizam a Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC como parte integrante de suas organizações. Com esse cenário atual a escola não pode ficar alheia a este acontecimento, assim, a escola precisa urgentemente adotar o uso das TIC como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem. É notório que as fronteiras entre educação e tecnologia têm se encurtado a cada dia, pois já existem diversas iniciativas nesse campo, lançadas por organizações sociais, governos e empresas. Entretanto ainda são poucos os estudos que apontam as dificuldades e as oportunidades de avaliação efetuadas em projetos que unem educação e inovação. Com isso nos deparamos corriqueiramente com laboratórios de informática nas escolas públicas que são subutilizados ou por vezes nem são acessados pela comunidade estudantil. Diante desta problemática este trabalho sugere o uso de avaliações da qualidade de softwares educacionais, levando em consideração os aspectos tecnológicos e pedagógicos, verificando até onde esses softwares conseguem atingir de fato seus objetivos educacionais e tecnológicos. Diante do exposto, este trabalho realizou a avaliação da qualidade do software educacional “Aprender a resolver equações” utilizando o método QUALI-EDU, que considera aspectos educacionais aliados a normas ISO que contemplam qualidade de software, e que principalmente leva em consideração uma maior participação do professor e do aluno na avaliação do software educacional, enquanto principais atores no processo de ensino aprendizagem. Ao final da aplicação deste processo de avaliação observamos que a utilização do QUALI-EDU na escolha de softwares para serem utilizados nas escolas seria de grande valia para uma melhor experiência na utilização dos softwares, pois é salutar que tais escolhas sejam feitas pelos usuários finais destes produtos contando com o suporte de Licenciados em Computação.
Descrição: OLIVEIRA, W. D. S. Avaliação do software Aprender a resolver equações utilizando o método Quali-edu. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18772
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wyltamar Douglas de Sousa Oliveira.pdf18.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.