Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18787
Título: Calibração multivariada para obtenção de perfil de dissolução em medicamentos com fármacos associados, utilizando espectrometria no ultravioleta
Autor(es): Gurgel, Yann Kallel Faustino
Palavras-chave: Química - Dissolução
Associação de fármacos
Analgésicos
Análise comparativa
Calibração multivariada
Data do documento: 9-Out-2018
Resumo: A liberação do(s) fármaco(s) da sua formulação farmacêutica sólidas está relacionada com a solubilização no meio fisiológico. Baseando-se nesta questão, o estudo de matrizes de dissolução é considerado de grande importância. Entretanto, a presença de fármacos associados não é significativamente estudada, inclusive nas Farmacopeias americana, britânica e brasileira. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a equivalência farmacêutica de analgésicos com fármacos associados por meio de estudo de matrizes de dissolução utilizando espectrometria na região do ultravioleta acoplada a métodos de calibração multivariada de primeira e segunda ordem. As amostras dos analgésicos referência e similares para o estudo foram obtidas no comércio local da cidade de Campina Grande. Com os dados das análises comparativas dos gráficos de dissolução dos comprimidos, foram construídos modelos quimiométricos para calibração, multivariada de primeira ordem, Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS), e de segunda ordem, Análise de Fatores Paralelos (PARAFAC), os quais apresentaram um melhor comportamento sem pré-processamento. Em geral, os resultados obtidos nas calibrações foram satisfatórios uma vez que ao determinar os perfis de dissolução, apresentaram resultados precisos. Entretanto nos perfis dos medicamentos similares apresentaram altas liberações das concentrações dos fármacos analisados nos tempos pré - estabelecidos da dissolução. Tais liberações são explicadas pela presença dos excipientes (Corante amarelo crepúsculo e FDC nº 6), a pequena faixa espectral analisada (211 a 300nm) e na porcentagem dos insumos farmaceutico na construção da matriz de mistura (± 10).
Descrição: GURGEL, Y. K. F. Calibração multivariada para obtenção de perfil de dissolução em medicamentos com fármacos associados, utilizando espectrometria no ultravioleta. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18787
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yann Kallel Faustino Gurgel.pdfPDF - Yann Kallel Faustino Gurgel25.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.