Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18789
Título: Inoculação de Gluconacetobacter diazotrophicus como agente mitigador do estresse hídrico em plantas de arroz vermelho
Autor(es): Santos, Bruna Cavalcante dos
Palavras-chave: Oryza saliva L.
Estresse hídrico
Bactéria endofítica
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Os mecanismos de interação entre plantas e bactérias diazotróficas vem sendo amplamente estudados e demonstram uma potencial forma de desenvolvimento voltado para cultivares de grande importância econômica regional. Nesse aspecto tem se estudado o arroz vermelho (Oryza sativa L.) e sua interação com a Gluconacetobacter diazotrophicus, a fim de avaliar sua eficiência na mitigação do estresse hídrico. Desta forma, foram avaliados parâmetros bioquímicos como teores de prolina e de glicina betaína que são solutos osmoprotetores para o vegetal e a expressão de genes para suas rotas de biossíntese: P5CR e BADH, respectivamente. Para isso foi utilizada a inoculação com G. diazotrophicus, constando de duas condições de inoculação: I1 = Não inoculado e I2 = Inoculado com G. diazotrophicus e (b) quatro manejos de água as plantas, correspondentes aos teores de umidade do solo: U1 = 30-35%; U2 = 50-55%; U3 = 70-75% e U4 = 100% de água disponível. Fatorialmente combinados, resultando em oito tratamentos, com quatro repetições, distribuídos no delineamento inteiramente casualizado na fase reprodutiva da planta, variando os tratamentos de deficiência hídrica em função da inoculação, foram coletadas amostras de folhas e raízes, ao final do período de deficiência hídrica (antes da retomada da irrigação plena), para extração de RNA e posterior síntese de moléculas de cDNA e estudos de expressão relativa. Concluindo-se que a inoculação com G. diazotrophicus resultou em maiores teores de prolina e glicina betaína em plantas inoculadas sob estresse hídrico e consequentemente maior expressão dos genes de interesse.
Descrição: SANTOS, B. C. dos. Inoculação de Gluconacetobacter diazotrophicus como agente mitigador do estresse hídrico em plantas de arroz vermelho. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18789
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Cavalcante dos Santos.pdfPDF - Bruna Cavalcante dos Santos9.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.