Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18792
Título: Educação ambiental no processo de mudança de percepção de concluintes do Ensino Médio sobre o Riacho de Mogeiro, no município de Mogeiro – PB
Autor(es): Ferreira, Joseanne Martins
Palavras-chave: Educação ambiental
Percepção ambiental
Meio ambiente
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: O estilo de vida ostentoso e desigual pode dificultar a garantia de serviços ambientais equivalentes para as futuras gerações; impondo mudança de comportamento no modo como o ser humano vem cuidando do meio ambiente. Educação Ambiental surge neste contexto, como importante ferramenta de mudança, requerendo o desenvolvimento e a aplicação de estratégias que favoreçam o processo de sensibilização e de construção do conhecimento alicerçados na visão crítica, ludicidade e transformação social. Este trabalho teve por objetivo principal avaliar a aplicação de estratégias em Educação Ambiental para concluintes do Ensino Médio de uma escola estadual como ferramenta para provocar mudanças de percepção sobre o Riacho de Mogeiro, localizado no município de Mogeiro, Estado da Paraíba, Brasil. A metodologia baseou-se nos princípios da pesquisa participante e no MEDICC – Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento e envolveu alunos concluintes do Ensino Médio de uma escola pública de Mogeiro, estado da Paraíba. Este propicia o processo de sensibilização, simultaneamente à coleta dos dados. As principais estratégias aplicadas foram: apresentação e discussão do projeto junto à comunidade escolar, questionário em forma de trilha; mapa mental; matriz referente às potencialidades e problemas que envolvem o município de Mogeiro, palestra, visita de campo e dinâmica. Os dados foram computados, organizados, apresentados, discutidos com os participantes e analisados de forma quantitativa e qualitativa, baseado no método da triangulação que consiste em quantificar e descrever os dados coletados. As estratégias aplicadas em Educação Ambiental proporcionaram mudanças de percepção dos concluintes participantes deste trabalho. Estas favoreceram aos participantes o processo de sensibilização, construção de conhecimentos, compreensão da realidade e inquietude, resultante da visão critica em relação ao meio ambiente, sobretudo, o de Mogeiro, com destaque ao entendimento da importância do Riacho de Mogeiro. Portanto, com base nos resultados obtidos neste trabalho, podemos afirmar que Educação Ambiental constituiu importante ferramenta no processo de mudança de percepção de concluintes de Ensino Médio, em Mogeiro, estado da Paraíba, sobre o Riacho de Mogeiro e motivaram a sua valorização. Educação Ambiental na qualidade de processo educativo, praticado de forma criativa, divertida, participativa, critica, dispondo como fundamento a sensibilização, tornar-se-à responsável por uma geração mais justa, altruística e ecologicamente provável. Suscitará certamente mudanças, primordialmente de percepção, que por sua vez, promoverá ações sustentáveis.
Descrição: FERREIRA, J. M. Educação ambiental no processo de mudança de percepção de concluintes do Ensino Médio sobre o Riacho de Mogeiro, no município de Mogeiro – PB. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18792
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseanne Martins Ferreira.pdfPDF - Joseanne Martins Ferreira38.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.