Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18794
Título: A contextualização da Química do gadolínio na análise de diagnóstico por imagem
Autor(es): Santos, Angélica Marques dos
Palavras-chave: Binômio
Química
Ressonância
Gadolínio
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: O gadolínio é um metal pesado e se liga a determinados elementos no corpo, como nas membranas e na matriz óssea. O quelato mais utilizado é o ácido dietilenotriaminopentacético (DTPA), que se liga a oito dos nove locais de ligação no íon do gadolínio e deixa o último livre para facilitar a abordagem das moléculas de água. Apresente pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento frente à utilização de contrastes a base de íons do elemento de gadolínio e do iodo. Para atingir os objetivos propostos, o presente estudo foi desenvolvido em três etapas: i) inicialmente, foram realizados a seleção dos artigos que deram suporte ao tema escolhido; ii) a química do gadolínio foi abordada(e, iii) uma abordagem sobre a dificuldade de absorção dos conteúdos de química. Diante do exposto foi possível concluir que, o processo dialético entre ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química só será eficiente quando esse binômio possibilitar aos alunos capacidade de desenvolver uma aprendizagem contextualizadora, problematizadora e dialógica de forma a atender às premissas dos Parâmetros Curriculares nacionais. Entender a química dos elementos de terra raras possibilita a inserção destes elementos nas mais diversas áreas da ciência e tecnologia, inlcuindo o ramo da medicina onde muito contribui em diagnósticos de enfermidades por análises de ressonância magnética nuclear.
Descrição: SANTOS, A. M. dos. A contextualização da Química do gadolínio na análise de diagnóstico por imagem. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18794
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Marques dos Santos.pdfPDF - Angélica Marques dos Santos8.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.