Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18796
Título: Processos eletrodinâmicos na ionosfera equatorial: Aspectos básicos do eletrojato equatorial
Autor(es): Barbosa, Emerson Eduardo da Silva
Palavras-chave: Correntes ionosféricas
Ionosfera
Eletrojato Equatorial
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Os campos elétricos e as correntes do dínamo da região-E da ionosfera controlam os processos eletrodinâmicos do sistema termosfera-ionosfera nas latitudes baixas durante períodos magneticamente calmos. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos aspectos eletrodinâmicos do sistema de correntes ionosféricas da região-E equatorial, em especial a corrente elétrica que circula em latitudes geomagnéticas; o eletrojato equatorial (EEJ) com o propósito de compreender sua composição. Medidas do campo magnético da Terra obtidas em 3 estações magnetômetros localizadas em Huancayo (12,0° S, 284,7° L), Kourou (2,2° N, 307,3° L) e Mbour (14,4° N, 343,0° L) setor Sul-Americano e Africano respectivamente, foram utilizadas para obtenção da variabilidade diária do eletrojato equatorial na componente horizontal H para o ano de 2008, em específico para a localidade de Huancayo. A inversão no sentido do EEJ, foi caracterizada como eventos de contra eletrojato equatorial (CEJ), cujo o sentindo desta inversão é de leste para oeste. Eventos de CEJ foram constatados em todos os observatórios nos anos de 2004 a 2008, onde observou-se eventos durante o amanhecer (6h - 9h LT), pôr do Sol (14h - 18h LT) e no pôr do Sol e amanhecer simultaneamente.
Descrição: BARBOSA, E. E. da S. Processos eletrodinâmicos na ionosfera equatorial: Aspectos básicos do eletrojato equatorial. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18796
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Eduardo da Silva Barbosa.pdfPDF - Emerson Eduardo da Silva Barbosa161.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.