Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18798
Título: Fatores associados à porta giratória entre usuários com diagnóstico de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes
Autor(es): Grangeiro, Rayanne do Nascimento
Palavras-chave: Hospitalização
Saúde mental
Esquizofrenia
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A esquizofrenia é um transtorno da personalidade que afeta a zona central do “eu”, alterando a estrutura vivencial, interferindo na capacidade de vida e de convivência da pessoa com a realidade. Sua prevalência na população varia entre 0,3 a 0,7%. Na atualidade, os leitos hospitalares são ocupados em sua maioria por pacientes com esquizofrenia, o que tornou relevante a condução de um estudo com o objetivo de investigar os fatores associados às reinternações hospitalares dos usuários com diagnóstico clínico de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes acompanhados em Centros de Atenção Psicossocial no município de Campina Grande – PB. Trata-se de um estudo transversal utilizando dados secundários de prontuários de 12 usuários acompanhados em Centro Atenção Psicossocial e com histórico de internação recorrente na Emergência Psiquiátrica. Os resultados mostraram que os usuários eram e sua maioria mulheres (83,3%), solteira (83,3%), com ensino fundamental incompleto (41,7%), desempregada (41,7%), moram com a família (75%), fazem uso de medicações (91,7%), recebem apoio da família (72,7%), possuem renda mensal menor de um salário mínimo, o principal motivo da internação foram os sintomas psicóticos (33,3%) e a agressividade (25%), e a procedência no momento da crise foi majoritariamente de suas residências (50%). A investigação dos fatores associados à reinternação de usuários acompanhados em Centro de Atenção Psicossocial mostrou que o fenômeno de porta giratória é uma realidade no contexto estudado e atinge mulheres jovens e solteiras, com baixa escolaridade e renda, estando associado principalmente ao fato de morar com a família.
Descrição: GRANGEIRO, R. do N. Fatores associados à porta giratória entre usuários com diagnóstico de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18798
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne do Nascimento Grangeiro.pdfPDF - Rayanne do Nascimento Grangeiro7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.