Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18803
Título: Impacto do exercício físico com auxílio de Exergame sobre o estado nutricional e a pressão arterial de adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Aguiar, Geisielly Raquel da Cruz
Palavras-chave: Adolescentes
Exercício físico
Pressão arterial
Obesidade
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Introdução: A prática de exercício físico na infância está associada à prevenção do excesso de peso, condição que favorece o desenvolvimento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Jogos de videogame ativos têm sido utilizados como um método de substituição de atividades sedentárias pela prática de atividade física. Objetivo: Avaliar o impacto do exercício físico, realizado com auxílio de exergame, sobre o estado nutricional e a pressão arterial de adolescentes com excesso de peso. Métodos: Estudo de intervenção quase-experimental, realizado com 51 adolescentes de 15 a 19 anos, portadores de sobrepeso ou obesidade, matriculados em escolas públicas de ensino médio do município de Campina Grande, Paraíba. A intervenção consistiu em participar de jogos de dança durante 50 minutos, três vezes por semana, ao longo de oito semanas. Utilizou-se a plataforma XBOX 360, com acessório Kinect (Microsoft® ) e o Just Dance foi o jogo selecionado. A pressão arterial (PA) foi aferida antes e depois da intervenção, e comparada através do teste de McNemar, no SPSS 22.0. Foi adotado o Intervalo de Confiança de 95%. Resultados: Após a intervenção, um adolescente mudou o estado nutricional de obesidade para sobrepeso e três tornaram-se eutróficos. Não se verificou alteração estatisticamente significante na pressão arterial. Conclusão: A intervenção com uso de exergame não causou impacto na pressão arterial dos adolescentes, porém, observou-se uma mudança no estado nutricional de quatro adolescentes. Acredita-se que a prática por um período maior poderia implicar em melhores resultados para a saúde.
Descrição: AGUIAR, G. R. da C. Impacto do exercício físico com auxílio de Exergame sobre o estado nutricional e a pressão arterial de adolescentes com excesso de peso. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18803
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geisielly Raquel da Cruz Aguiar.pdfPDF - Geisielly Raquel da Cruz Aguiar5.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.