Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18805
Título: Uso do protocolo de saúde da mulher pelos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde na prevenção do câncer de colo do útero
Autor(es): Holanda, Joyce Carolyne Ribeiro de
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Saúde da mulher
Câncer de colo de útero
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Trata-se de um estudo de caso, exploratório de análise qualitativa, tendo por objetivo analisar o uso dos protocolos de saúde da mulher pelos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde, no rastreamento do câncer de colo do útero. Teve como cenário a Estratégia Saúde da Família e os participantes foram enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Analisaram-se os dados pela Análise Conteúdo do tipo categorial temática. Os resultados estão organizados em quatro dimensões. No Acolhimento com escuta qualificada observou-se que o enfermeiro realiza o acolhimento limitado à queixa da mulher motivada por demanda espontânea. Na Avaliação global da mulher observou -se que o enfermeiro realiza consulta de forma integral à mulher. No Plano de cuidados, os enfermeiros informam ter autonomia para a realização do exame, mas, nem todos realizam avaliação do resultado desse exame. As facilidades e dificuldades no uso do protocolo nas ações de prevenção do câncer de colo do útero revelou como facilidades a busca espontânea e o vínculo, a estrutura física e presença de insumos e competência/habilidade para realizar o exame. Como dificuldades foram apontadas: demora na marcação de exames e recebimento dos resultados levando a pouca credibilidade do serviço. Conclui-se que os enfermeiros, em sua maioria segue o previsto no protocolo de Saúde das Mulheres em relação à prevenção do câncer de colo do útero, no entanto, algumas lacunas precisam ser revistas com vista à oferta de uma consulta integral e qualificação da Atenção à saúde das mulheres.
Descrição: HOLANDA, J. C. R. de. Uso do protocolo de saúde da mulher pelos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde na prevenção do câncer de colo do útero. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18805
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Carolyne Ribeiro de Holanda.pdfPDF - Joyce Carolyne Ribeiro de Holanda20.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.