Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18808
Título: Violência urbana, agressão por arma de fogo e lesões corporais: um estudo exploratório usando análise de Cluster
Autor(es): Ferreira, Alysson Vinícius Porto
Palavras-chave: Armas de fogo
Violência
Medicina forense
Odontologia forense
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil de vítimas não letais de violência urbana por arma de fogo e descrever os traumas sofridos pelas vítimas. Um estudo transversal e exploratório foi conduzido em um Núcleo de Medicina e Odontologia Forense. A amostra foi constituída por 233 vítimas de violência urbana por arma de fogo que apresentaram algum tipo de trauma. Estatísticas descritivas e multivariada usando Análise de Cluster (AC) foram realizadas. O método TwoStep Cluster foi escolhido para caracterizar o perfil das vítimas. O turno noturno (56,8%) e o período correspondente aos sábados (20,0%) e domingos (20,4%) concentraram o maior número de ocorrências. Prevaleceram casos de trauma em mais de uma região do corpo simultaneamente (31,8%). Baseando-se nos resultados da AC, verificou-se a formação de 2 clusters com perfis distintos de vitimização. O Cluster 1 foi caracterizado por vítimas mais jovens, sem companheiro (a), que sofreram violência por arma de fogo na zona urbana, perpetrada por um agressor não conhecido, resultando em uma maior ocorrência de traumas isolados nos membros superiores e inferiores. Em contraste, o Cluster 2 foi formado por vítimas com idade mais avançada, casadas ou em união estável, que sofreram violência por arma de fogo na zona suburbana, perpetrada por um agressor conhecido, resultando em uma maior ocorrência de traumas múltiplos. Esses achados revelam diferentes grupos de risco para a violência urbana por arma de fogo e traumas, contribuindo para o planejamento de estratégias com ênfase na assistência, prevenção e promoção da saúde.
Descrição: FERREIRA, A. V. P. Violência urbana, agressão por arma de fogo e lesões corporais: um estudo exploratório usando análise de Cluster. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18808
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alysson Vinícius Porto Ferreira.pdfPDF - Alysson Vinícius Porto Ferreira10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.