Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18811
Título: As formas do silêncio: Uma leitura a partir da psicanálise
Autor(es): Policarpo, Walter Medeiros Guedes
Palavras-chave: Silêncio
Psicanálise
Linguagem
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: Este trabalho enfatiza a importância do silêncio para a psicanálise e tem como objetivo discutir sobre o desenvolvimento do silêncio nos escritos de Freud e Lacan, identificando a relevância do desenvolvimento da noção de silêncio na clinica psicanalítica , uma clínica baseada na fala. Assim como analisar a posição do analista frente ao paciente silencioso. Exploraremos a relação analista/paciente na clínica contemporânea, frente à dicotomia do silêncio (abertura do inconsciente/fenômeno da resistência), buscando conceituar o objeto a lacaniano, articulando o silêncio como uma noção de vazio e uma atribuição de sentido, onde o sujeito pode advir.
Descrição: POLICARPO, W. M. G. As formas do silêncio: Uma leitura a partir da psicanálise. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18811
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walter Medeiros Guedes Policarpo.pdfPDF - Walter Medeiros Guedes Policarpo11.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.