Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18817
Título: Governança hídrica: uma investigação sobre as políticas públicas voltadas para a gestão inteligente da água nos municípios do Seridó Oriental
Autor(es): Azevedo, Juciaria de Souza
Palavras-chave: Políticas públicas
Gestão hídrica
Recursos hídricos
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Os recursos hídricos são determinantes para a sustentação das atividades humanas e exigem atenção da sociedade e do poder público quanto à sua disponibilidade e distribuição, principalmente em áreas marcadas por escassez e irregularidades de chuvas, como é o caso da microrregião do Seridó Oriental no Rio Grande do Norte. A referida região é o alvo do presente estudo por tratar-se de uma terra semiárida, estar inserida no Polígono das Secas e sofrer constantemente com a escassez de chuvas. O objetivo deste artigo é investigar se existem políticas públicas voltadas para os recursos hídricos na região do Seridó Oriental, identificar casos de sucesso envolvendo a governança da água e avaliar a contribuição dos municípios frente ao processo de desertificação, sendo assim, o seguinte questionamento foi feito: Existem políticas públicas voltadas para a gestão da água nos últimos dez anos no seu município? A pesquisa justifica-se pelo fato de que essas cidades sofrem com a escassez de chuvas e tiveram seus reservatórios completamente esvaziados nos últimos anos. A metodologia é de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir de leituras de livros científicos, levantamento de dados sobre a região, breve investigação sobre as leis que regem as políticas de águas e entrevistas na Gestão Municipal, afim de descobrir qual a parcela de contribuição desses municípios em torno da problemática. Os resultados apontam que as prefeituras tratam a gestão hídrica de forma paliativa, com ações apenas emergenciais, negligenciando projetos e alternativas que funcionem a longo prazo. Das prefeituras que responderam à entrevista, apenas Santana do Seridó possui um projeto sustentável de reuso de água intitulado de Palmas para Santana, que atualmente passa por um momento de descaso por parte do setor público, visto que a prefeitura recebeu em 2014 uma verba para ampliar o projeto, e, até os dias atuais, ainda não houve nenhum tipo de inciativa visando essa expansão.
Descrição: AZEVEDO, J. S. Governança hídrica: uma investigação sobre as políticas públicas voltadas para a gestão inteligente da água nos municípios do Seridó Oriental. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18817
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juciaria de Souza Azevedo.pdf8.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.