Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18821
Título: A gestão financeira em micro e pequenas empresas familiares: um estudo na cidade de Pombal – PB
Autor(es): Medeiros, Katarina de Sousa
Palavras-chave: Empresa familiar
Gestão financeira
Administração de empresas
Ineficiência gerencial
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: As empresas familiares são organizações presentes em todo o mundo. Apresentam o fator hereditário como principal característica, tendo em vista que se originam e são geridas através de uma família fundadora. Entre outras coisas, essas empresas são conhecidas por suas deficiências na administração dos recursos financeiros. Desta maneira, o presente artigo tem como problemática: quais as práticas e as deficiências de gestão financeira em micro e pequenas empresas familiares localizadas na cidade de Pombal-PB? Para isto, estabeleceu-se o objetivo geral de verificar as práticas de gestão financeira adotadas por micro e pequenas empresas familiares localizadas na cidade. E os objetivos específicos: Identificar os instrumentos e técnicas de gestão financeira utilizados pelas empresas pesquisadas; apontar as possíveis deficiências de gestão financeira presentes nessas organizações; e elucidar acerca da importância da gestão financeira, com ênfase nas micro e pequenas empresas familiares. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, através da utilização de um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado a cinco gestoras financeiras de empresas familiares da cidade. Os resultados obtidos revelaram que as gestoras entrevistadas tinham conhecimento sobre a importância da gestão financeira para o negócio. No entanto, não utilizavam de maneira eficiente as ferramentas e funções desta área, tendo a influência da família como principal fator prejudicial. Sendo assim, considera-se que os objetivos propostos foram atingidos através do estudo realizado, como também, sua problemática foi respondida de forma que identificou-se as deficiências e práticas das empresas pesquisadas.
Descrição: MEDEIROS, K. S. A gestão financeira em micro e pequenas empresas familiares: um estudo na cidade de Pombal – PB. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18821
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katarina de Sousa Medeiros.pdf7.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.