Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Larissa Tayse de Lima-
dc.date.accessioned2019-03-21T18:44:44Z-
dc.date.available2019-03-21T18:44:44Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18823-
dc.descriptionFREITAS, L. T. L. Concepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volume. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, investigamos as concepções de nove (09) professores de Matemática do Ensino Médio das escolas públicas da cidade de Patos-PB, dos turnos matutino e vespertino, sobre o conceito de volume. O estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto de 13 questões que visava perceber na fala de cada professor suas concepções sobre volume, em que momento de sua formação construiu seu conhecimento geométrico e como leciona esse conteúdo para seus alunos. O presente estudo foi fundamentado em autores como Lovis (2013), Ponte (1992), Pavão (2006), D’Ambrosio (1993), Guimarães (2010), Thompson (1992), entre outros. Em nossa pesquisa, percebemos o desconhecimento do Princípio de Cavalieri: dos nove (09) professores, apenas três (03) deram uma definição e apenas um (01) relatou que o utiliza em sala de aula. Devido a este fato, elaboramos uma proposta de minicurso, contendo três etapas, cada uma com duração média de 60 minutos, sobre o Princípio de Cavalieri para os professores que lecionam ou vão lecionar o conteúdo de volume, a qual envolve teoria, experimentos e exercícios e foi deixada para execução em futuros trabalhos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Arlandson Matheus Silva Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectVolumept_BR
dc.subjectPrincípio de Cavalieript_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleConcepções, práticas e formação docentes em torno do conceito de volumept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Tayse de Lima de Freitas.pdf26.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.