Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18833
Título: Teorema dos Resíduos e Aplicações
Autor(es): Gualberto, Mateus Medeiros
Palavras-chave: Teorema dos resíduos
Função analítica
Variáveis complexas
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: No presente trabalho abordaremos algumas aplicações de um importante resultado da teoria das funções de variáveis complexas, que é o Teorema dos Resíduos. Este teorema, desenvolvido por Cauchy em 1826, enuncia basicamente que a integral de uma função analítica ao longo de uma curva fechada simples que contorna singularidades isoladas é encontrada pela simples soma de resíduos. Embora este resultado tenha várias aplicações em outros campos de estudo que não só a matemática, como por exemplo na física, as aplicações aqui trabalhadas serão no cálculo de certos tipos de integrais de funções de variáveis reais. A resolução destas integrais através dos métodos tradicionais do cálculo se mostra demasiado exaustivo ou insuficiente, e desta maneira, a referida proposição se apresenta como uma poderosa ferramenta capaz de simplificar estes desenvolvimentos. A metodologia aplicada nesta pesquisa consiste em uma revisão da literatura matemática vinculada ao tema.
Descrição: GUALBERTO, M. M. Teorema dos Resíduos e Aplicações. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18833
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Medeiros Gualberto.pdf15.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.