Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18839
Título: Avaliação da viabilidade econômico-financeira da geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos financiados pelo BNB através do FNE Sol em empresas do sertão paraibano.
Autor(es): Nunes, Sidney Tavares
Palavras-chave: Sustentabilidade
Energias renováveis
Energias fotovoltaica
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Desde os primórdios a natureza e os recursos por ela oferecidos representam a principal fonte de desenvolvimento do ser humano. Desse modo, torna-se necessário o debate referente ao modo como estes recursos são retirados bem como sobre a necessidade de seu retorno ao meio natural. No que se refere a geração de energia, a humanidade já conta com opções renováveis, que por sua vez devem ser friamente analisadas no que se refere a sua viabilidade econômica, social e ambiental, a fim de serem melhor utilizadas. A presente pesquisa insere-se nos estudos energias renováveis e sustentabilidade. Tem como objetivo levantar dados financeiros, para a avaliação da viabilidade econômico-financeira da geração de energia elétrica, a partir de sistemas fotovoltaicos financiados pelo BNB através do FNE Sol, analisando assim duas micros e pequenas empresas na região de Patos, mediante metodologia quantitativa na modalidade de estudo caso. O estudo justifica-se mediante as considerações referentes as particularidades existentes no sistema energético brasileiro, baseando-se na energia fotovoltaica, o que abre espaço para uma ampla discussão acadêmica voltada para a análise econômica de sistemas energéticos sustentáveis. Os resultados alcançados indicam que a implantação da energia fotovoltaica nas empresas analisadas foi financeiramente viável apresentando considerável diminuição nos gastos com a energia. Espera-se contribuir com o debate referente a energias renováveis, bem como com a conscientização referente a sua viabilidade ambiental e financeira, a fim de promover na academia uma discussão voltada para o crescimento econômico baseado também na preservação ambiental.
Descrição: NUNES, S. T. Avaliação da viabilidade econômico-financeira da geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos financiados pelo BNB através do FNE Sol em empresas do sertão paraibano. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18839
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidney Tavares Nunes.pdf10.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.