Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18840
Título: Ferramentas de ensino e historicidade como colaboradores da aprendizagem no Ensino de Física
Autor(es): Batista, Poliana Targino
Palavras-chave: Ensino de Física
Ferramentas de ensino
Aprendizagem
Recursos didáticos
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A promoção de uma relação de ensino e aprendizagem significativa na Física apresenta desafios os mais diversos, o que impõe a necessidade de estudos e intervenções diante desta situação. Assim, este estudo como objetivo principal, analisar o uso de abordagens metodológicas e da historicidade no ensino de Física no Ensino Médio. Como intencionalidades específicas: a) investigar as orientações teóricas e as estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o trabalho metodológico dos conteúdos de Física no Ensino Médio e b) conhecer o que pensam professores de Física do Ensino Médio, graduandos e docentes de licenciatura em Física sobre a inserção de ferramentas didáticas e abordagem histórica nas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e empírico que teve questionários online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados são 20 acadêmicos do 10º período de uma Licenciatura em Física, 11 professores de dois cursos da mesma licenciatura e 10 professores de Ensino Médio. Percebeu-se, em linhas gerais, a defesa de autores e de documentos do MEC por um ensino de ciências e Física com abordagem construtivista. A maioria dos docentes do Ensino Superior destaca e justifica a importância da utilização de ferramentas como viabilizadoras de melhor aprendizagem, entre os docentes do Ensino Médio também há esse reconhecimento, porém não deixaram evidentes quais essas contribuições. Dentre os estudantes, os recursos que mais interferiram foi o uso do livro didático, a História da Física, a experimentação, a utilização de exemplos presentes no cotidiano e também à postura do professor como elemento promotor de boas aulas.
Descrição: BATISTA, P. T. Ferramentas de ensino e historicidade como colaboradores da aprendizagem no Ensino de Física. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18840
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Poliana Targino Batista.pdf18.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.