Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18862
Título: Contribuições do PRONAF para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar
Autor(es): Oliveira, Aline Tavares de
Palavras-chave: PRONAF
Desenvolvimento sustentável
Agricultura familiar
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: A evolução da agricultura e suas práticas, bem como demais atividades humanas têm gerado impactos negativos socialmente e ambientalmente falando. O termo desenvolvimento sustentável surge e passa a ser aplicado nos mais diversos setores, com o propósito de garantir equidade entre as dimensões econômica, social e ambiental. A agricultura familiar é um dos subsetores envolvidos com este novo paradigma, e dada a importância desta área no cenário brasileiro, diversas políticas públicas foram desenvolvidas para apoiar seu desenvolvimento. Uma destas políticas é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que possibilita aos agricultores familiares o acesso a financiamentos rurais, para ampliação de sua produção, instalações etc. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do Pronaf para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, no município de Sumé-PB. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, o presente trabalho se embasou na pesquisa bibliográfica e documental, especialmente na Matriz de Dados do Crédito Rural alimentada pelo Banco Central do Brasil. Foram analisados quantidade e valor dos contratos firmados por meio do Pronaf, em Sumé-PB, constatando-se que as contribuições do Programa estão preponderantemente vinculadas à dimensão econômica. No entanto, as três dimensões citadas possuem correlação, de forma que um melhor direcionamento do crédito possivelmente contribuiria para maior equidade social, mais qualidade de vida e execução de práticas e tecnologias ambientalmente corretas. Portanto, mais suporte e instrução para os agricultores familiares resultaria em melhor aproveitamento do crédito fornecido pelo Pronaf, especialmente a longo prazo.
Descrição: OLIVEIRA, A. T. de. Contribuições do PRONAF para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18862
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Tavares de Oliveira.pdf9.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.