Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18869
Título: Evolução histórica do ensino da contabilidade no Brasil: da sua origem aos dias atuais
Autor(es): Pereira, Elani Bergue Aguiar
Palavras-chave: História da contabilidade
Ensino da contabilidade
Profissão contábil
Contabilidade no Brasil
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente texto, oriundo de pesquisa, objetiva analisar historicamente a evolução do ensino da contabilidade no Brasil, desde sua origem até os dias atuais . Acompanha seu surgimento nas aulas de comércio da corte, quando da chegada da família real ao Brasil, até a regulamentação do curso superior de Ciências Contábeis no ano de 1945, ao formar os primeiros bacharéis. Justifica-se por demonstrar que o curso hoje denominado Ciências Contábeis, passou por uma série de modificações, tanto na estrutura curricular quanto na própria nomenclatura. No que se refere à metodologia quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se em descritiva, de natureza qualitativa. Evidenciou-se que a contabilidade, surgida rudimentar, evoluiu com os avanços econômicos das civilizações, tornando-se na atualidade imprescindível para impulsionar o Brasil ao concerto das nações desenvolvidas. No entanto, até agora a evolução tem sido lenta, mas a globalização trouxe novas e variadas demandas no fazer contábil, exigindo-se uma postura muito mais arrojada.
Descrição: PEREIRA, E. B. A. Evolução histórica do ensino da contabilidade no Brasil: da sua origem aos dias atuais. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18869
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elani Bergue Aguiar Pereira.pdf7.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.