Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18881
Título: Corpo e comportamento feminino em revista: uma análise das capas de Claúdia e Cosmopolitan
Autor(es): Oliveira, Sulamita Silva
Palavras-chave: Revista Cláudia
Discurso midiático
Imagem da mulher
Esteriótipo feminino
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Partindo da premissa de que os meios de comunicação não apenas informam através de seus conteúdos, mas também forjam discursos, ideias e ditam comportamentos, entendemos a revista como um veículo que produz com foco no leitor e nos paradigmas da época na qual circula. Nesse sentido, as publicações direcionadas para o público feminino acabam disseminando conteúdos que por vezes influenciam e ditam comportamentos e modelos de ser mulher e em outros momentos buscam quebrar, superar padrões. Esta monografia tem como finalidade apreender essa hipótese através de análise das capas das revistas Claudia e Cosmopolitan. O recorte do material empírico compreende edições de ambos os periódicos publicados de junho a novembro de 2017. Foram consideradas chamadas e títulos das matérias em sua disposição gráfica, bem como as imagens das personalidades que compõem o perfil de cada edição. A discussão teórica sobre discurso das mídias se fez a partir de leituras em Charaudeau (2000), dentre outros; sobre história do corpo e história das mulheres a chave teórica é Del Priori (2000) e Santaella (2004); no que se refere às características de revistas, contribuíram leituras em Sclazo (2008) e Tavares & Scwaab (2013); e quanto à noção de estereótipos, nos apropriamos de explicações de Lippman (1922) apud. Martins (2016). Como resultado encontrado é possível afirmar que apesar de assuntos outrora considerados tabus serem hoje centro dessas publicações, ainda há conformação de comportamentos e reforço de estereótipos e lugares e papéis sociais definidos como próprios para a mulher.
Descrição: OLIVEIRA, S. S. Corpo e comportamento feminino em revista: uma análise das capas de Claúdia e Cosmopolitan. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18881
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sulamita Silva Oliveira.pdf17.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.