Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18882
Título: O impacto da mobilidade da internet no jornalismo tradicional: descentralização do poder midiático
Autor(es): Duarte, Bruna Thaise Lima
Palavras-chave: Mídias digitais
Mídias tradicionais
Democratização da informação
Poder midiático
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Com o advento da Internet e mídias digitais, em especial as Lives nas redes sociais, houve uma ruptura na monopolização das informações pelas mídias tradicionais. O presente artigo tem o objetivo de analisar o impacto da ferramenta Live no Facebook na cobertura jornalística e no acesso à informação, em comparação aos meios de comunicação tradicionais. A análise da cobertura foi realizada a partir de estudo de caso sobre a veiculação de informações relativas às manifestações políticas contra a Reforma da Previdência realizadas no dia 24 de maio de 2017 em Brasília. Adotamos como recorte de análise dois vídeos exibidos em tipos distintos de mídia, sendo o primeiro uma matéria dos meios de comunicação tradicional exibida no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão exibida em 24/05/2017. O segundo vídeo refere-se à a transmissão ao vivo realizada no mesmo dia das manifestações pela página Mídia Ninja no Facebook. Aplicamos conceitos relacionais a teoria Ator - Rede com o conceito de “Cartografia de Controvérsias” (Bruno Latour 1980) para identificar as ações dos actantes humanos e não humanos que participam dessa cobertura através da teoria percebemos o impacto causado pela mobilidade da internet no discurso midiático tradicional.
Descrição: DUARTE, B. T. L. D. O impacto da mobilidade da internet no jornalismo tradicional: descentralização do poder midiático. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18882
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Thaise Lima Duarte.pdf7.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.