Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18883
Título: Narrativas efêmeras no stroies do instagram de O Globo no contexto do jornalismo pós-industrial
Autor(es): Borges, Henrique Batista
Palavras-chave: Rede social
Instagram
Jornalismo
Webjornalismo
Data do documento: 18-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paráiba - UEPB
Resumo: A produção jornalística em tempo real é uma das principais características do jornalismo digital desde sua origem. Todavia, nos últimos dez anos esse processo foi expandido a partir das tecnologias móveis digitais conectadas, como smartphones e redes sem fio 3G e 4G, além do surgimento de aplicações específicas para dar vazão à instantaneidade de fotos e vídeos. Apps como SnapChat e Instagram têm sido decisivos na concepção atual de uma produção baseada em narrativas do efêmero. Este artigo objetiva explorar esse contexto a partir do conceito de Jornalismo Pós-Industrial tendo como objeto empírico O Globo (perfil no Instagram e as plataformas vinculadas). Busca-se compreender a estratégia da organização jornalística com o recurso Stories, de transmissão ao vivo ou de vídeos que desaparecem 24 horas depois. A pesquisa é qualitativa e quantitativa e compreendeu uma observação sistemática, de natureza descritiva exploratória, por um período de uma semana. Os resultados apontam para o atravessamento de plataformas e de uso do Instagram como indicador para a conexão com o site com narrativas mais complexas.
Descrição: BORGES, H. B. Narrativas efêmeras no stories do instagram de O Globo no contexto do jornalismo pós-industrial. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18883
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Henrique Batista Borges.pdf6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.