Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18890
Título: Quebrando tabus, recriando identidades: a representação transexual na novela "a força do querer"
Autor(es): Silva, Maria Clara de Moura
Palavras-chave: Identidade de genero
Sexualidade
Transexualidade
Telenovela
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Este artigo de cunho qualitativo, analisa a temática da transexualidade abordada na telenovela “A Força do Querer”, de autoria de Glória Perez, exibida pela Rede Globo. Tem como foco a observação das transformações da personagem Ivana, vivida pela atriz Carol Duarte. Para se aproximar do contexto retratado pela ficção, busca conhecer, através de entrevistas, a percepção de indivíduos transexuais acerca da reconstrução de suas novas identidades. Os diálogos com os diversos entrevistados apontam que, ao tentar retratar os dilemas da transição sexual, a telenovela minimiza muitas questões psicológicas que afetam esses indivíduos. No entanto, a trama introduz a discussão, cumprindo importante papel ao visibilizar tabus e disseminar informações relevantes sobre o fenômeno da transexualidade, ainda controverso e desconhecido por grande parte da sociedade brasileira.
Descrição: SILVA, M. C. de M. Quebrando tabus, recriando identidades: a representação transexual na novela "a força do querer". 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18890
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Clara de Moura Silva.pdf7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.