Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18894
Título: A violência como expressão da questão social na contemporaneidade: desafios para o serviço social
Autor(es): Ferreira, Joelma Santos
Palavras-chave: Violência social
Vunerabilidade social
Problema social
CREAS
Assistência social
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: A violência é um fenômeno complexo que acompanha a trajetória histórica da humanidade. Este trabalho tem o objetivo de discutir sobre o fenômeno da violência e de modo especial como esse fenômeno se apresenta como uma expressão da questão social e repercute na atuação profissional do assistente social. Trata-se de uma pesquisa explicativa e descritiva, através de dados bibliográficos e documentais relacionados ao objeto de estudo. A aproximação com o tema decorreu incialmente da nossa experiência profissional como Guarda Municipal no município de Campina Grande/PB e do período em que fomos agente ambiental no município de Lagoa Seca-PB e posteriormente da formação no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, e da experiência de estágio supervisionado em Serviço Social, realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lagoa Seca (PB), no período de fevereiro a dezembro de 2016. Em vários espaços socioocupacionais a violência e suas várias faces se apresentam para o assistente social como uma demanda a ser enfrentada, seja nas escolas, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas Unidades de Saúde da Família, nas instituições do campo sociojurídico. Neste trabalho observamos que a violência antecede o modo de produção capitalista, mas o mesmo ao se fundar em relações desiguais de trabalho e no acesso desigual a bens sociais contribui para o seu agravamento. O assistente social lida com essa demanda em vários campos de atuação tendo um papel importante em ações preventivas, estruturais na sociedade.
Descrição: FERREIRA, J. S. A violência como expressão da questão social: desafios para o serviço social. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18894
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Santos Ferreira.pdf7.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.