Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18900
Título: Saúde no sistema prisional brasileiro: a atenção à saúde das mulheres encarceradas no que se refere ao HIV/AIDS
Autor(es): Nascimento, Layse Martins
Palavras-chave: Sistema único de saúde
Saúde pública
HIV/AIDS
Sistema prisional
Atenção à saúde
Data do documento: 22-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: A saúde pública do Brasil passou por variantes desde antes a institucionalização do SUS em 1988, sendo regulamentada pela Constituição Federal de 1988, que garante que a saúde é “um direito de todos e dever do Estado”. No entanto, partes das conquistas constitucionais passam a ser tensionadas na conjuntura conservadora da década de 1990, marcada pelo avanço da ofensiva e do ajuste Neoliberal do Estado, trazendo como consequência o desmonte dos direitos sociais. As contradições originadas nesse processo vem rebatendo diretamente na qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema único de Saúde – SUS, e nesse âmbito à atenção à saúde no sistema prisional. Nesse sentido, o presente estudo, teve como objetivo analisar a saúde no Sistema Prisional Brasileiro, especificamente das mulheres encarceradas no que se refere ao HIV/AIDS, a fim de compreender as principais dificuldades encontradas na sua implementação, no tratamento das mulheres privadas de liberdade infectadas pelo vírus HIV. Para tal objetivo, foi utilizada a metodologia de revisão de literatura e pesquisa documental da legislação referente ao tema.
Descrição: NASCIMENTO, L. M. Saúde no sistema prisional brasileiro: a atenção à saúde das mulheres encarceradas no que se refere ao HIV/AIDS. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18900
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layse Martins Nascimento.pdf10.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.