Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18901
Título: As implicações das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis
Autor(es): Sousa, Thalita Tenório de
Palavras-chave: Condições de trabalho
Catadores
Reciclagem
Impacto ambiental
Coleta seletiva
Data do documento: 19-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente artigo apresenta uma breve análise sobre a necessidade de formação dos catadores para exercer a atividade de coleta seletivade materiais recicláveis, bem como suas lutas e conquistas como categoria profissional. A escolha se deu pela experiência de estágio 2016.1 2017.2 A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfico e documental. Na realização desse estudo (Meszáros/2011), (Magera/2003). Através do estudo foi possível fazer uma análise sobre a coleta seletiva, preservação do meio ambiente e os impactos negativos causado sobre o mesmo, considerando que na sociedade em que vivemos, a cada dia se altera e aumenta ainda mais o ritmo desenfreado de consumo. Concomitantemente a quantidade e qualidade dos resíduos que descartamos em que não percebemos que estes resíduos geram valor e renda para os catadores/as de materiais recicláveis. Vale salientar que esta atividade é uma alternativa de resgate da cidadania desses indivíduos que veem na catação de materiais recicláveis uma oportunidade de trabalho e dignidade. A maioria da sociedade pode não ter essa visão, pois ocorrem preconceitos e falsos julgamentos, acreditando que este tipo de atividade é tido por aqueles marginalizados e excluídos da sociedade e não merecem o seu respeito. Visão totalmente equivocada, pois os/as catadores/as de materiais recicláveis são os principais atores do ciclo econômico da cadeia de reciclagem e a atividade de reciclagem de resíduos sólidos é um negocio economicamente rentável, fazendo parte assim do processo do sistema capitalista, já que os materiais recicláveis possuem valor de uso e troca, constituindo parte do processo de expansão e acumulação do capital.
Descrição: SOUSA, T. T. de. As implicações das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18901
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalita Tenório de Sousa.pdf10.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.