Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18913
Título: Principais barreiras para a implementação das licitações sustentáveis na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Paes, Sheila Aparecida Nazareth
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Administração pública
Licitações sustentáveis
Sustentabilidade
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: A licitação sustentável é uma das principais ferramentas que a Administração Pública tem para propagar a sustentabilidade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar as principais barreiras para implementação das licitações sustentáveis na Universidade Estadual da Paraíba. Para alcançar este objetivo utilizou-se uma abordagem de cunho quali-quantitativa, com o uso de questionários semiaberto e entrevistas semiestruturadas. O público alvo do estudo foram 6 servidores públicos, sendo 4 pregoeiros e 2 assistentes administrativos responsáveis pelo setor de licitações na UEPB. Os resultados da pesquisa mostram que as barreiras identificadas no estudo em ordem de importância são: Informacional, Financeira e Política/Cultural. Na categoria Informacional observa-se que existe uma grande lacuna de conhecimento dos servidores em relação à licitação sustentável. Na categoria Financeira, a análise das informações revela que o discurso que os produtos verdes são mais caros e que isto traria impacto no orçamento está presente entre a maioria dos responsáveis pelas licitações da UEPB. Já na categoria Política/Cultural evidenciou-se que a UEPB não possui uma política que apoie a inserção de critérios nas licitações. Dessa forma, conclui-se que para o sucesso da prática de licitação sustentável é necessário capacitar e treinar as pessoas envolvidas nesse processo. Além da necessidade de criar políticas, que estejam alinhadas com o tripé da sustentabilidade, que envolvam não apenas os departamentos de licitações, mas toda a UEPB, incluindo assim, a sustentabilidade como parte da cultura organizacional.
Descrição: PAES, S. A. N. Principais barreiras para a implementação das licitações sustentáveis na Universidade Estadual da Paraíba. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18913
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheila Aparecida Nazareth Paes.pdf9.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.